Oferta, demanda e equilíbrio em um mercado competitivo
Mercado competitivo – para ser considerado competitivo (ou perfeito), deve existir um grande número de compradores e vendedores, de modo que nenhum deles, individualmente, possa influenciar o preço ao decidir comprar ou vender um produto homogêneo(sem diferenciação). Se há diferenciação entre os produtos, não é um mercado de concorrência prefeita.
Adicionalmente, não há barreiras à entrada de novas firmas(mobilidade de recursos e produtos), de tal forma que novos concorrentes podem entrar no mercado e os recursos podem ser transferidos para usos mais eficientes. Por fim, há perfeita informação nesse mercado. Isso permite que consumidores não paguem um preço mais alto do que o de equilíbrio de mercado e nem empresas vendam a um preço mais baixo.
O equilíbrio no mercado se origina da interação entre oferta e demanda. Dessa ação conjunta resultará um determinado preço, chamado de preço de equilíbrio, ao qual corresponderá uma igualdade entre as quantidades ofertada e demandada. Há uma coincidência de desejos.