Procurar no site

Contacto

Sualk Leitura e resumos

klaus.falk@ibest.com.br

Melhorando a política brasileira

21-02-2011 08:01

Como deve se sentir o brasileiro que ganha um salário mínimo, e com este mínimo faz malabarismos para vestir, alimentar e educar a si e toda sua família, ao ouvir na rádio ou na televisão que o político fulano de tal recebe um salário que faz inveja até para os políticos de países desenvolvidos como os Estados Unidos? E quando ouve a notícia sobre o aumento do salário desse político, aumento discutido e aprovado pelo próprio político em conjunto com seus pares sem nenhuma dificuldade?

Como devem se sentir todos os brasileiros quando veem a dificuldade para que seja aprovado um aumento do salário mínimo para um valor que não atende suas necessidades?

O que o brasileiro esquece é que ele é o patrão, é para ele e por ele que esses políticos estão lá empossados. Claro que um brasileiro solitário não tem poderes para falar, ou melhor, mudar alguma coisa, mas o conjunto de milhões de brasileiros pode por exemplo exigir que os reajustes dos salários dos políticos só ocorram nos anos que o resultado da balança comercial do país seja positivo e pelo mesmo índice de reajuste que seja empregado para o salário mínimo dos trabalhadores.

Podem também exigir qualificações específicas como ensino médio completo ou superior, dependendo do cargo a que se candidatam. Afinal, eles vão propor leis e quem propõe lei deve ter conhecimento escolar adequado, além de conhecer a realidade do país. E umas aulas de ética seriam bem vindas.