A União Europeia e o Brasil
A relação entre Brasil e os estados que conformam a União Europeia (UE) tem raízes que se remontam ao século XVI, época em que Portugal um dos atuais membros da UE iniciou a colonização da costa do país sul-americano. Houve também diversas imigrações de povos da Itália, Espanha, Japão, Alemanha e em menor escala da Polônia, Líbano e Rússia ao Brasil.
A União Europeia e o Brasil estabeleceram relações diplomáticas em 1960, consagrando os estreitos laços históricos, culturais, econômicos e políticos que os unem. A sua relação é atualmente regida pelo acordo quadro de cooperação CE-Brasil (1992), o acordo quadro de cooperação UE-Mercosul (1995) e o acordo quadro de cooperação científica e tecnológica(2004).
Em Maio de 2007, a UE recomendou o estabelecimento de uma parceria estratégica para aprofundar os seus laços com o Brasil. A primeira cimeira EU-Brasil teve lugar em Lisboa, em Julho de 2007. Os temas centrais da nova parceria incluem um multilateralismo efetivo, as alterações climáticas, a energia sustentável, a luta contra a pobreza, o processo de integração do Mercosul e a estabilidade e prosperidade da América Latina. Esta nova relação coloca o Brasil, a região do Mercosul e a América do Sul entre as principais prioridades do mapa político da UE.
O documento de estratégia para o Brasil para o período 2007-2013 prevê a afetação de um total de 61 milhões de euros repartidos por dois domínios principais: o reforço das relações bilaterais [através do diálogo sectorial, de programas de bolsas e do Instituto de Estudos Europeus] e o ambiente. O comércio é outro tema importante deste diálogo, dada a posição do Brasil enquanto mercado mais importante da América Latina para União Europeia.